Cadastro Jovem Aprendiz 2023: Como se Inscrever? Lista de Empresas

O cadastro Jovem Aprendiz 2023 ainda tem sido um dos pontos de dúvidas entre os interessados pelo programa. Em razão disso separamos informações, detalhes e esclarecimentos sobre como se inscrever, além de lista de empresas e como funciona o cadastro Jovem Aprendiz 2023.

publicidade
Cadastro Jovem Aprendiz 2023
Cadastro Jovem Aprendiz 2023

O que é Jovem Aprendiz?

O programa Menor Aprendiz são pessoas que fazem parte da Lei da Aprendizagem e, portanto, é uma forma de inserir pessoas no mercado de trabalho e garantir oportunidade de melhoria de vida. De acordo com estudos, depois do programa diminuiu os índices de criminalidade entre adolescentes de 15 a 18 anos.

publicidade

✓ Veja também:

O programa inclui jovens de até 24 anos e não é necessário experiência prévia o que é um facilitador para o acesso ao primeiro emprego. Além disso, tem a possibilidade de prorrogar a permanência por até dois anos.

publicidade

Dentre as exigências do sistema, o aluno não pode faltar à escola e além disso precisa completar carga horária nos ensinamentos teóricos e práticos. Veja mais detalhes sobre o cadastro de Aprendiz 2023.

Quem pode fazer cadastro Jovem Aprendiz 2023?

O Jovem Aprendiz é direcionado às pessoas com faixa etária de 14 a 24 anos, que estejam inseridas em unidade de ensino e mais especificamente população de baixa renda.

Cadastro Jovem Aprendiz 2023

Pessoas com deficiência podem se inscrever no programa e não cumprem faixa etária. Em sua maioria, os cadastros podem ser feitos pela Internet, através do site das empresas ou por meio de portais recrutadores de talentos. Veja mais informações sobre o cadastro de Menor Aprendiz.

publicidade

Quais são os benefícios?

Como o programa tem a contratação similar a CLT, o Menor Aprendiz tem direito a remuneração compatível a carga horária, ainda tem direito a férias, salário, carteira assinada. Além disso, contribui com a previdência, sendo totalmente regulamentado por lei.

O Jovem Aprendiz ainda permite que o estudante tenha direito a vale transporte, auxílio alimentação e todo o processo de capacitação profissional.

✓ Conheça mais vagas:

publicidade

Cadastro Jovem Aprendiz 2023?

O cadastro Jovem Aprendiz 2023 pode ser feito diretamente no site das empresas ou em portais selecionadores de talentos e que promovem o acesso dos estudantes aos empregadores. Um exemplo disso é o CIEE. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

publicidade
Imagem: Portal CIEE
  • Procure por Jovem Aprendiz;
  • Insira os dados pedidos e envie.

É importante que o aluno informe os dados corretos, pois é através do e-mail que o portal entra em contato para informar sobre vagas. O site Trabalha Brasil também faz o recrutamento. Para isso, basta seguir as instruções abaixo:

publicidade
Portal: Trabalha Brasil
  • Busque por Jovem Aprendiz;
  • Insira as informações pedidas e realize o envio dos dados.
publicidade

As empresas também podem disponibilizar uma aba para informar detalhes sobre o processo seletivo para Aprendiz ou inserir esclarecimentos sobre o programa.

O Aprendiz Legal é um programa voltado para a preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho, que se apoia na Lei da Aprendizagem (10.097/2000). A Lei 10.097/2000 afirma que empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes.

Fonte: Portal Aprendiz Legal

Quanto ao percentual é válido dizer que as empresas precisam cadastrar esse público alvo e dar oportunidades para as pessoas.

publicidade

O percentual estabelecido pelo portal é de 5% até 15%, tudo dependendo do tamanho da empresa. Para mais detalhes sobre o cadastro Jovem Aprendiz 2023, continue acompanhando o nosso portal.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Cadastro Jovem Aprendiz 2023: Como se Inscrever? Lista de Empresas

Monique Lima
Especializada em Recursos Humanos, Monique possui mais de 6 anos de experiência em criação de conteúdo online, voltado para a área de Jovem Aprendizagem e Banco de Talentos. Além de estar sempre ligada nos atuais assuntos e em todos os quesitos que permeiam a educação e mercado de emprego no Brasil.