Jovem Aprendiz Copasa 2023: Inscrição, Vagas Abertas e Salários

Para alguns jovens, conseguir o primeiro emprego é bastante difícil, quem dirá ter tempo e condições para se capacitar e ter melhores oportunidades, mas alguns mineiros mudaram isso. Veja como também fazer isso com o Jovem Aprendiz Copasa 2023.

Jovem Aprendiz Copasa 2023
Jovem Aprendiz Copasa 2023 – Imagem: Freepik

Jovem Aprendiz

Criado em 2000, por meio da Lei da Aprendizagem, pelo Governo Federal, o programa Jovem Aprendiz foi desenvolvido com intuito de facilitar o acesso ao mercado de trabalho, a jovens ainda sem experiência profissional comprovada.

Para isso, a Lei estabeleceu que todas empresas localizadas em território brasileiro, são obrigadas a contratarem pelo menos 5% de jovens aprendizes dentre seus colaboradores, e também custear qualificação profissional para os jovens contratados.


Jovem Aprendiz Copasa 2023

Criada pelo Governo de Minas Gerais em 1963 para fornecer os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário aos municípios mineiros, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) é uma das maiores empresas de saneamento do país.

Sediada em Belo Horizonte, atualmente a empresa realiza não só a captação, tratamento e distribuição da água tratada e coleta e tratamento do esgoto, como também é responsável pela limpeza urbana e a coleta de lixo.

Atendendo a 605 municípios mineiros com seus serviços de água e 167 municípios com seus serviços de esgoto, a empresa emprega mais de 10 mil funcionários em suas unidades espalhadas pelo estado de Minas Gerais, incluindo jovens aprendizes.

O Jovem Aprendiz Copasa foi criado, em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e programa Fica Vivo!, com objetivo de promover inclusão profissional de jovens de comunidades com altos índices de vulnerabilidade social.

Jovem fazem atendimento ao cliente por telefone
Imagem: Freepik

Requisitos do Jovem Aprendiz Copasa

Como o Jovem Aprendiz Copasa é regido pela Lei da Aprendizagem, para participar, os interessados precisam atender a alguns requisitos mínimos, veja quais são eles:

  • Ter entre 14 e 24 anos de idade;
  • Estar cursando a partir do 9º ano do Ensino Fundamental, ou Ensino Médio, ou
  • EJA, ou ter concluido a educação básica;
  • Não ter experiência profissional anterior registrada em Carteira;
  • Ter disponibilidade de 4 a 8 horas por dia para trabalhar.

Como foi desenvolvido para ajudar um público-alvo específico, para participar do programa, os interessados também precisam se encaixar neste perfil, de jovens em vulnerabilidade social, que vivem nos territórios atendidos pelo programa Fica Vivo! em Belo Horizonte e região metropolitana.


Benefícios do Jovem Aprendiz Copasa

Assim como as exigências de participação, a Lei da Aprendizagem também estabelece os direitos do Jovem Aprendiz Copasa, dentre eles os seguintes benefícios:

  • Salário de ½ salário mínimo;
  • Férias remuneradas;
  • Vale Transporte;
  • Auxílio Alimentação;
  • FGTS;
  • 13º salário;
  • Cursos de qualificação profissional no SENAI;
  • Contrato para trabalhar durante até dois anos.
Alunos assistem aula de aprendizagem no SENAI
Imagem: Divulgação

Vagas Jovem Aprendiz Copasa

O programa Jovem Aprendiz Copasa vem sendo realizado desde 2021, oportunizando 80 vagas por ano, para jovens que se dividem entre o trabalho na empresa e a capacitação fornecida pelo SENAI, por meio de um curso de Processos Administrativos.

Neste ano, até o momento, a Copasa e o Fica Vivo! ainda não anunciaram a abertura de novas vagas para seu programa de jovem aprendiz, por isso, os interessados devem ficar atentos ao portal da empresa e da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.


Inscrições Jovem Aprendiz Copasa

As inscrições para o Jovem Aprendiz Copasa só são abertas no momento em que as vagas são disponibilizadas pela empresa, sendo necessário obter um encaminhamento em uma das unidades do programa Fica Vivo!

Enquanto as inscrições não abrem, entenda melhor os direitos do jovem aprendiz acessando a Lei da Aprendizagem no portal do Governo Federal, por meio do passo a passo abaixo:

  1. Acesse o portal do Governo Federal clicando aqui;
    Portal do Governo Federal
    Imagem: Reprodução
  2. No alto da página, clique na aba Legislação;
  3. Clique em Pesquisa de Legislação;
  4. Informe o número da Lei da Aprendizagem (10.097) e o ano em que foi criada (2000) e clique em pesquisar;
  5. Na lei que aparecerá no resultado da busca, clique em Texto Integral;
  6. Boa leitura.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Monique Lima
Especializada em Recursos Humanos, Monique possui mais de 6 anos de experiência em criação de conteúdo online, voltado para a área de Jovem Aprendizagem e Banco de Talentos. Além de estar sempre ligada nos atuais assuntos e em todos os quesitos que permeiam a educação e mercado de emprego no Brasil.