Se você está procurando o primeiro emprego e busca por uma boa colocação no mercado de trabalho pode ter boas oportunidades nos melhores cargos para aprendiz. Conheça aqui as melhores opções de emprego pelo programa e saiba porque estes são os melhores cargos para aprendiz.
Jovem Aprendiz
Criado em 2000, por meio da Lei Aprendizagem, o Programa Jovem Aprendiz tem objetivo de ajudar jovens inexperientes a conseguir o primeiro emprego, além de qualificá-los para se manter no mercado de trabalho.
Para isso, a Lei estabelece que empresas de todos os setores contratem um mínimo de 5% de jovens de 14 e 24 anos entre seus colaboradores, e financiem um curso profissionalizante em sua área de atuação para qualificar esses jovens.
Qual o perfil do Jovem Aprendiz?
Como é estabelecido por lei e tem um público -alvo específico, o programa tem requisitos mínimos que os interessados em participar precisam atender para se encaixar no perfil de jovem aprendiz, veja quais são eles:
- Ter entre 14 e 24 anos de idade;
- Estar cursando a partir do 9º ano do Ensino Fundamental, ou Ensino Médio, ou EJA, ou ter concluído a educação básica;
- Não ter experiência profissional registrada em Carteira;
- Ter disponibilidade de 4 a 8 horas por dia para trabalhar.
Melhores cargos para aprendiz
Como toda empresa de pequeno, médio e grande porte, indiferente de sua área de atuação, é obrigada a empregar uma parcela mínima de jovens aprendizes, há oportunidades para estes em diversos cargos, mas vamos apontar aqui os cinco melhores cargos para aprendiz, que são:
- Auxiliar de atendimento ao cliente;
- Auxiliar de departamento pessoal;
- Auxiliar comercial;
- Auxiliar administrativo;
- Auxiliar de logística.
Esses cargos podem ser apontados como os melhores para quem está procurando a primeira oportunidade de emprego por meio do Programa Jovem Aprendiz por diferentes motivos, mas os principais são a grande demanda e as probabilidades futuras.
Melhores chances
Como explicado acima, para se candidatar a uma vaga de jovem aprendiz é preciso não ter experiência profissional registrada em carteira, ou seja, em geral os jovens não tem conhecimentos de rotinas de trabalho.
Por isso, na hora de abrir uma vaga para este perfil de candidato, as empresas tendem a visar cargos que não exigem grandes conhecimentos técnicos e que possam ser desenvolvidos facilmente com poucas instruções.
Devido a esses pontos, o maior número de vagas em aberto para jovem aprendiz são para os cargos acima citados, e isso é um bom motivo para focar neles, e considerá-los os melhores cargos para aprendiz, já que nestes tem-se muito mais chances de emprego.
Excelentes perspectivas
Os cargos de auxiliar nas áreas de atendimento ao cliente, de recursos humanos, comercial, administrativo e de logística também são uma excelente maneira de começar, afinal, são um primeiro degrau de uma escada que dá muitas opções de caminho a seguir para o jovem.
As cinco áreas de trabalho contam com uma diversidade de ramificações profissionais, além de ter uma amplitude que gera muito mais oportunidades de empregos futuros, dando a seus jovens aprendizes excelentes perspectivas profissionais.
Cadastro para vagas de jovem aprendiz
Agora que você já sabe em que cargos focar em sua busca de primeiro emprego está na hora de encontrar vagas e você tem mais chances de encontrar um número maior de oportunidade se cadastrando em sites de emprego, como o Infojobs.
Veja abaixo um passo a passo de como se cadastrar no Infojobs:
- Acesso o site do Infojobs clicando aqui;
- No alto da página à direita, clique em cadastrar CV;
- Forneça todos os dados solicitados para o cadastro de seu login no site;
- Informe seus dados pessoais, educacionais, cursos, conhecimentos e habilidades;
- Insira seu objetivo profissional e conclua o cadastro;
- Valide seu cadastro com a notificação que chegará em seu e-mail;
- Pronto, agora é só se candidatar às vagas de seu interesse.