Além do CIEE: Veja as agências que divulgam vagas de Aprendiz

O CIEE é uma agência de emprego para aprendiz bastante conhecida no país. Mas, você sabia que existem outros locais que funcionam como agência de emprego para aprendiz? Por isso, vamos te mostrar onde mais você pode enviar o seu currículo e conseguir o tão sonhado primeiro emprego. 

Agência de emprego para aprendiz (Imagem: Freepik)

Entenda o Programa de Aprendizagem

O programa Jovem Aprendiz é regido pela Lei 10097/2000, conhecida também como Lei da Aprendizagem. Dessa forma, a legislação trabalhista dispõe que empresas de pequeno, médio e grande porte reservam boa parte das vagas de emprego para pessoas de 14 a 24 anos. 

Muitas dessas empresas, no entanto, contam com o auxílio de agências especializadas em contratação de aprendizes. Uma delas é o CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola, que está no mercado  desde 1964. 

Agência de Emprego para Aprendiz
Imagem: Pexels Agência de Emprego para Aprendiz

Ao ser contratado como aprendiz, o jovem adquire todo o conhecimento sobre o mercado de trabalho e aprende suas tarefas com o auxílio de um supervisor. Além disso, as empresas parceiras oferecem cursos de qualificação com emissão de certificado

Tudo isso sem comprometer o horário dos estudos, já que o trabalho e os cursos possuem carga horária compatível com o calendário escolar. Além disso, o jovem assina um contrato para trabalhar em uma das empresas parceiras, no período de dois anos. 


Vantagens de ser um jovem aprendiz

Além de todo o aprendizado que o jovem terá com essa oportunidade. O programa jovem aprendiz garante alguns benefícios financeiros. Portanto, conheça as vantagens que você terá ao trabalhar nesse emprego:

  • Salário mínimo vigente;
  • 13º salário; 
  • Férias remuneradas;
  • Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS;
  • Auxílio Alimentação;
  • Vale Transporte;
  • Cursos de capacitação.

Requisitos para participar do programa

Porém, não são todos os jovens em busca de um primeiro emprego que podem trabalhar como aprendizes. Dessa maneira, quem deseja conseguir uma oportunidade, precisa preencher alguns requisitos. Veja quais são eles:

  • Ter idade entre 14 a 24 anos;
  • Ser um bom aluno, isso significa tirar boas notas na escola e ter boa frequência nas aulas;
  • Ter ensino médio completo ou estar estudando nesse nível de escolaridade;
  • Estar disponível para trabalhar 6 horas por dia, caso for estudante;
  • Se você concluiu os estudos, sua disponibilidade de trabalho deve ser para carga horária de 8 horas por dia;
  • É necessário não ter tido experiência anterior na carteira de trabalho. 
Agência de Emprego para Aprendiz
Imagem: Pexels

É importante ressaltar que, além das regras mencionadas, o jovem aprendiz deve seguir as diretrizes internas da empresa onde irá trabalhar. As instituições parceiras do programa valorizam quem se destaca no serviço e, assim, você pode ter a possibilidade de ser efetivado após o término do contrato. 


Onde fazer cadastro para jovem aprendiz?

Existem diversas agências no Brasil que fazem o intermédio entre o aprendiz e as empresas. Isso significa que essas associações divulgam as vagas, realizam o cadastro do jovem que deseja trabalhar e se responsabilizam com os trâmites da contratação. 

O CIEE é um dos mais conhecidos nesse segmento, mas também existem inúmeras associações espalhadas nos quatro cantos do país que concedem a oportunidade de primeiro emprego ao jovem aprendiz. 

Imagem: Pexels

Sabemos que elaborar currículo, pesquisar vagas disponíveis e se inscrever em inúmeras delas, dá um trabalhão. Portanto, para te ajudar a passar por esse processo com mais tranquilidade, listamos sete agências que divulgam vagas de aprendiz. Veja só:

  • Assprom – Associação Profissionalizante do Menor;
  • Espro – Ensino Social Profissionalizante;
  • IEL – Instituto Euvaldo Lodi;
  • Renapsi – Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração; 
  • ISBET – Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento;
  • Cesam – Sistema Salesiano de Aprendizagem;
  • ABRE – Agência Brasileira de Empregos e Estágios.

Como se inscrever nas vagas de Aprendiz 2023?

Você não precisa comparecer pessoalmente a uma das agências citadas anteriormente, para realizar a inscrição. Desse modo, todo o processo pode ser feito online. 

Sendo assim, é só você acessar o site das associações, cadastrar seu currículo e aguardar o retorno para a entrevista de emprego. 

Dessa forma, escolhemos o site da Espro para te ensinar a fazer a inscrição. O processo nos demais sites são parecidos.

  1. Acesse o site da Espro, clicando aqui;
  2. No cabeçalho da página, acima do menu, clique no botão verde escrito “Cadastre-se”;
  3. Clique em “Começar Agora”;
  4. Preencha o formulário com seu nome, sobrenome, celular e e-mail e, depois, clique em “Validar”;
  5. Agora, é hora de você criar uma senha;
  6. Leia a Política de Privacidade e Termos de Condições e, posteriormente, selecione a opção que confirma a sua leitura;
  7. Clique no botão “Entrar Agora” e faça seu login. 
  8. Logado no sistema, você deve cadastrar o seu currículo. Para isso, insira informações sobre escolaridade, cursos e trabalhos voluntários que você já fez. 

Agora que você já tem seu currículo cadastrado na Espro, você pode acessar a opção “Vagas Jovem Aprendiz” e, assim, concorrer a uma das vagas disponíveis na página. Para isso, basta selecionar aquela que é mais perto da sua escola ou da sua casa e clique em “Enviar Currículo”.

Vale ressaltar que o último passo é a entrevista de emprego. Portanto, aguarde o contato do RH da empresa, que você enviou o currículo, te chamando para fazer a entrevista.

A etapa da entrevista causa arrepios em muita gente, por isso separamos um vídeo que pode te ajudar a se preparar para a entrevista de jovem aprendiz:

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Monique Lima
Especializada em Recursos Humanos, Monique possui mais de 6 anos de experiência em criação de conteúdo online, voltado para a área de Jovem Aprendizagem e Banco de Talentos. Além de estar sempre ligada nos atuais assuntos e em todos os quesitos que permeiam a educação e mercado de emprego no Brasil.