Veja como criar um Perfil de Aprendiz no LinkedIn (Passo a Passo)

Sua chance de conseguir o primeiro emprego é por meio de um perfil de Aprendiz Linkedin. Pois, várias empresas utilizam a rede social para contratar novos funcionários. Portanto, não fique de fora da tendência e se destaque no mercado de trabalho com um currículo de Aprendiz Linkedin. 

Aprendiz Linkedin
Aprendiz Linkedin (Imagem: Freepik)

Tudo sobre o Linkedin para Aprendiz

O Linkedin é considerada a maior rede social do mundo dos negócios, sendo uma ótima ferramenta para procurar um emprego e fazer networking. 

Essa rede social possui mais de 500 milhões de usuários, de 24 países e, ainda, está disponível em 24 idiomas.

Além disso, diversas empresas do mundo todo também estão logadas na rede à procura de bons profissionais para integrarem suas equipes. 

Desse modo, no Linkedin é possível você criar seu currículo, enviá-lo para as empresas e fazer contatos profissionais. Mas, essa não é a única funcionalidade da rede de negócios, o que torna o Linkedin bem abrangente. 

Imagem: Freepik

Portanto, confira as principais funcionalidades do Linkedin:

  • As empresas podem procurar e recrutar funcionários, até mesmo aqueles que não estão procurando emprego, mas que encaixam no perfil almejado;
  • Lista de vagas de empregos e candidatura nas vagas pretendidas, por meio de uma ferramenta própria de busca;
  • Para quem trabalha com vendas, é possível criar conexões com potenciais clientes e alavancar seu negócio;
  • Similar ao Facebook, no Linkedin é possível fazer publicações, além de curtir, comentar, compartilhar posts e adicionar contatos. 

Como usar o Linkedin para conseguir o primeiro emprego?

O Linkedin é a rede social ideal para quem busca uma oportunidade de trabalho e o site está disponível para cadastro de todas as pessoas. 

Seja você estudante à procura de estágio, um jovem aprendiz em busca do primeiro emprego, alguém com anos de experiência que almeja um salário maior, se está em busca de recolocação profissional etc. Independente do motivo, se você quer trabalhar ou iniciar uma carreira, essa rede social é para você. 

Aprendiz Linkedin
Imagem: Freepik

Existem inúmeras vantagens para você criar seu perfil no Linkedin agora mesmo . Dessa forma, selecionamos algumas delas para você ver o quanto essa rede social é importante para seu sucesso profissional:

  • Ter acesso a listas de vagas de empregos divulgadas diariamente;
  • Possibilidade de criar networking e fazer contatos profissionais;
  • Ter um currículo atrativo, profissional e com mais visibilidade;
  • Se manter atualizado sobre as notícias do mercado de trabalho.

Quem pode ser Jovem Aprendiz?

Se você está à procura do primeiro emprego e quer utilizar o Linkedin para esse fim, saiba que essa rede social divulga diversas vagas de jovem aprendiz, por meio do Programa de Aprendizagem. 

Trata-se de uma iniciativa do Governo Federal em parceria com empresas públicas e privadas de todo o Brasil, que concede a oportunidade do primeiro emprego para pessoas de 14 a 24 anos. 

Imgem: Freepik

O programa jovem aprendiz é regido pela Lei 10097/00 e, por isso, concede ao trabalhador em início de carreira, diversos benefícios, sendo:

  • Salário mínimo vigente, 
  • FGTS,
  • 13º salário, 
  • Vale Transporte,
  • Auxílio Alimentação,
  • Cursos de qualificação profissional,
  • Contrato para trabalhar no período de dois anos. 

Quer saber mais sobre como funciona o Programa Jovem Aprendiz? Então, clique aqui e fique por dentro!


Como criar perfil de Aprendiz no Linkedin?

Agora que você sabe como funciona o programa Jovem Aprendiz e a importância de se cadastrar no Linkedin, é hora de você criar seu perfil nessa rede social e sair na frente na busca do primeiro emprego. 

Para te ajudar nesse processo, preparamos um tutorial com o passo a passo para você criar seu perfil de jovem aprendiz no Linkedin, veja só:

1. Cadastro no Linkedin

O primeiro passo para se cadastrar no Linkedin é acessar o site, www.linkedin.com e clicar em “Cadastre-se agora”.

Depois, você deve digitar seu e-mail, criar uma senha e clicar em “Aceite e Cadastre-se”. Mas, caso tenha e-mail do Gmail, é só clicar direto na opção “Cadastre-se com o Google”.

2. Foto de capa e perfil

Assim que você estiver logado na sua conta do Linkedin, deverá escolher uma foto de capa. Para isso, você deve escolher uma imagem que represente sua essência e o lado profissional que você quer transmitir. 

Dessa forma, você pode escolher uma imagem de computador, cadernos, livros ou uma arte abstrata. O aplicativo Canva, por exemplo, tem vários exemplos de capas bem interessantes que você pode inserir no seu Linkedin. 

Posteriormente, escolha uma foto de perfil. Portanto, atente-se em colocar uma foto em que você esteja com uma aparência profissional. Você pode tirar uma foto com a roupa que usaria na entrevista de emprego, por exemplo. Além disso, a foto deve ter um fundo neutro.

3. Sobre você

Depois que você fizer upload das fotos de perfil e capa, é hora de preencher seus dados pessoais

Após preencher os dados, escreva um texto sobre você. Para isso, é importante fazer um resumo da sua trajetória profissional e experiências. 

Aposto que você se perguntou: “como vou colocar minhas experiências se eu nunca trabalhei na vida?” 

A resposta para essa pergunta é simples! Mesmo que você nunca tenha trabalhado em alguma empresa, você pode mencionar as suas atividades escolares de mais destaque, cursos que você fez e trabalhos voluntários que já tenha feito. Legal, não é mesmo?

4. Escolaridade, Certificações e Voluntariado

Algo muito importante que não deve faltar no seu perfil do Linkedin são as informações sobre a sua formação acadêmica

Pois, para vaga de jovem aprendiz as empresas contratam apenas quem está no ensino médio ou quem já tenha concluído essa etapa na escola. 

Portanto, você não deve deixar de preencher a sua escolaridade. Ah, e se você faz ou fez curso técnico/profissionalizante ou está na faculdade, é muito importante que essas informações também estejam no seu Linkedin. 

Outro ponto importante é inserir a parte de “Licenças e Certificados”. Pois, como você está procurando oportunidade de jovem aprendiz, sabemos que ainda não tem experiência de trabalho para colocar no Linkedin. 

Portanto, ao ter algumas certificações, você terá destaque entre os concorrentes e chamará atenção dos recrutadores. Logo, para ter um currículo de sucesso, o ideal é você procurar alguns cursos gratuitos ou pagos na internet. 

Os trabalhos voluntários também marcam um diferencial no currículo de aprendiz no Linkedin. Caso você ainda não tenha feito, procure alguma associação ou igreja em seu bairro que esteja precisando de voluntários.

Ainda, há portais na internet, como o Atados, que divulgam oportunidades de voluntariado

5. Habilidades e competências

Por último, não menos importante, você deve preencher as suas competências. A título de exemplo, você pode inserir as suas habilidades na área de informática, como digitação, Excel, Word, Mídias Sociais e demais ferramentas que você pode ser fera!

Além disso, é interessante também  preencher suas conquistas. Isso significa informar se já recebeu algum prêmio ou se você tem conhecimentos de outros idiomas

6. Perfil ativo no Linkedin

Após preencher todas as informações mencionadas, o seu perfil no Linkedin está pronto para ser descoberto pelas empresas! 

Você pode fazer publicações informando que está procurando oportunidade de jovem aprendiz, informar a área que deseja trabalhar e postar fotos dos seus certificados. 

Além disso, você pode adicionar seus contatos na rede, acompanhar as publicações dos usuários e, acima de tudo, pesquisar as vagas de emprego de jovem aprendiz na sua cidade.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Monique Lima
Especializada em Recursos Humanos, Monique possui mais de 6 anos de experiência em criação de conteúdo online, voltado para a área de Jovem Aprendizagem e Banco de Talentos. Além de estar sempre ligada nos atuais assuntos e em todos os quesitos que permeiam a educação e mercado de emprego no Brasil.