Como Passar na Entrevista de Jovem Aprendiz? Dicas de Recrutadores

Se você tem entre 14 e 24 anos, e está em busca de auxílio para ingressar no mercado de trabalho, vamos te contar como passar na entrevista de Jovem Aprendiz. Nesse sentido, trouxemos as melhores dicas e informações para te ajudar e instruir como passar na entrevista de Jovem Aprendiz!

Como passar na Entrevista de Jovem Aprendiz
Como passar na Entrevista de Jovem Aprendiz

Como passar na entrevista de emprego de Jovem Aprendiz?

A princípio, o Brasil oferece boas oportunidades para os jovens e adolescentes, inclusive após a crise trazida pela pandemia da Covid-19. Nesse sentido, o governo tem programas e projetos que visam incluir os jovens no mercado de trabalho.

Desse modo, o programa Jovem Aprendiz, regulamentado pela Lei de Aprendizagem, disponibiliza diversas vagas de emprego para que jovens entre 14 e 24 anos possam ingressar no meio profissional e adquirir experiências e conhecimentos na área em que desejam atuar. 

Assim, a validação do programa é feita totalmente pelo Governo Federal, que fica encarregado de estabelecer a obrigatoriedade das empresas ofertarem entre 5% a 15% de suas vagas para os jovens aprendizes.

✓ Se prepare da melhor forma e conquiste a vaga:

Logo, para efetuar sua inscrição nos processos seletivos de aprendizagem, o jovem deve ter entre 14 a 24 anos incompletos, como mencionamos, e estar cursando ou ter concluído o ensino básico na rede pública de ensino. Porém, a regra da idade não se aplica para aprendizes portadores de deficiência.

Então, se você tem interesse em participar do programa e conquistar uma vaga de emprego em uma das empresas participantes, precisa saber como passar na entrevista de Jovem Aprendiz! E nós vamos te contar como, acompanhe:


Quais são os benefícios de um Jovem Aprendiz?

Sabemos que todos os trabalhadores são dignos de receber todos os meses o seu salário, correto?! Nesse sentido, com o Jovem Aprendiz não é diferente! Isso porque o programa garante ao participante todos os benefícios que um trabalhador CLT teria.

Fonte: vagas.com

De acordo com a Lei de Aprendizagem, todas as empresas que contratarem mediante o Jovem Aprendiz, deverão pagar todos os benefícios aos aprendizes. Sendo eles:

  • Contrato de trabalho especial, com anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Salário variando de 1/2 a 1 salário mínimo federal;
  • Auxílio alimentação;
  • Auxílio transporte;
  • Pagamento do décimo terceiro;
  • Contribuição do FGTS;
  • Férias após 1 ano de contrato, junto com sua instituição de ensino.

Contudo, é válido lembrar que esses benefícios podem variar de acordo com a empresa. Por exemplo, pode ser que uma empresa “Y” dê o direito ao aprendiz um plano de saúde, mas a empresa “Z” não. Então, esse benefício é considerado um “extra”.

✓ Leia também:

Mas, o importante mesmo é que o jovem contratado se mantenha informado e sempre verifique os benefícios que não podem ser retirados. No caso, os que listamos acima. 

Como passar na Entrevista de Jovem Aprendiz
Fonte: IT Forum

Além disso, ao saber como passar na entrevista de Menor Aprendiz, você também vai entender quais perguntas devem ser feitas ao seu recrutador no momento da entrevista. Confira:


O que eles perguntam na entrevista do Jovem Aprendiz?

A princípio, é importante destacar que este tutorial não garante que você seja selecionado para a vaga. Porém, ao seguir nossas dicas, você com certeza tem grandes chances de se destacar dos concorrentes.

Tendo isso em mente, vamos entender agora como passar na entrevista de Jovem Aprendiz e como se destacar com seu recrutador. Para isso, nós listamos algumas dicas que vão te ajudar neste momento. Confira só:

  1. Sempre pesquise sobre a empresa – o que ela faz, sua missão, visão, posicionamento no mercado… Saber essas informações pode ser uma grande vantagem e te ajudar a passar na entrevista de Jovem Aprendiz;
  2. Elabore um roteiro – imagine quais perguntas o recrutador pode fazer para você no momento da entrevista. Então, se prepare montando um roteiro de respostas que você pode dar (por que quer trabalhar na empresa, como pode colaborar no crescimento dela, quais seus defeitos e qualidades, etc);
Fonte: Orientu
  1. Escolha um visual neutro – apesar da roupa não definir você e suas habilidades, muitas empresas ainda fazem vista grossa para como os candidatos se vestem. Por isso, aposte em um visual mais básico para não chamar mais atenção do que deve;
  2. Faça perguntas – se você quer saber como passar na entrevista, mostre que também possui interesses na vaga/ empresa. Então, faça perguntas sobre as tarefas que terá que desempenhar, possibilidade de crescimento, rotina de trabalho, entre outras.

Agora que você já sabe como passar na entrevista de Jovem Aprendiz, não deixe de compartilhar este conteúdo com outros amigos que também têm interesse em participar do programa.

Boa sorte!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Monique Lima
Especializada em Recursos Humanos, Monique possui mais de 6 anos de experiência em criação de conteúdo online, voltado para a área de Jovem Aprendizagem e Banco de Talentos. Além de estar sempre ligada nos atuais assuntos e em todos os quesitos que permeiam a educação e mercado de emprego no Brasil.