Veja por que os Jovem Aprendiz estão pedindo as contas destas empresas

Quando se consegue a oportunidade do primeiro emprego, a tendência é dar tudo de si para se mantê-lo, mas, infelizmente, alguns empregadores dificultam bastante essa intenção, de diferentes maneiras. Veja aqui porque jovem aprendiz pede as contas destas empresas.

Jovem aprendiz pede as contas destas empresas
Jovem aprendiz pede as contas destas empresas – Imagem: Freepik

Jovem aprendiz pede as contas destas empresas!

O programa Jovem Aprendiz foi criado em 2000, com objetivo de melhorar as chances de jovens sem experiência profissional a entrarem no mercado, obrigando empresas de todos os portes a contratarem um mínimo de 5% de jovens aprendizes entre seus colaboradores.

Apesar da contratação de jovem aprendiz ter regras, que garantem os direitos dos profissionais neste cargo, estabelecidas por lei, isso não impede que algumas empresas criem péssimas experiências para esses jovens.

Veja abaixo porque jovem aprendiz pede as contas destas empresas:

A toxicidade do McDonald’s

A franquia de fast food McDonald’s é famosa por contratar jovens aprendizes que estão entrando no mercado de trabalho, facilitando a seleção para suas vagas ao não exigir experiência, no entanto, se manter na empresa não é tão fácil quanto ingressar nela.

A maioria dos jovens que trabalham na empresa não ficam muito tempo no cargo, o principal motivo apontado por ex-funcionários para pedir demissão, é devido a rede de fast food ter um ambiente de trabalho tóxico, onde casos de assédio moral são comuns.

Imagem: Freepik

A hostilidade da Atento

Se o setor do telemarketing já é um dos que apresentam o maior número de demissão por parte dos funcionários, a Atento é uma das maiores representantes destes casos, graças, segundo seus ex-colaboradores, a um ambiente de trabalho hostil e estressante.

Além do estresse do trabalho em si, jovens aprendizes que atuam na empresa tem que lidar com ferramentas de trabalho inadequadas, e gestores despreparados para dar a orientação e ensinamentos necessários.

Tratamento abusivo da Walmart

Como se não bastasse o fato de oferecer um dos piores salários do comércio varejista, a rede de hipermercados Walmart é acusada por ex-colaboradores que se demitiram, de não oferecer as melhores condições de trabalho para seus funcionários.

A empresa já foi até processada devido às medidas de segurança consideradas abusivas, como câmeras de vigilância em vestiários e revistas feitas não só nos pertences dos trabalhadores, mas em seus corpos, e já foi acusada de casos de assédio moral.

Imagem: Freepik

As exigências pesadas da Raia Drogasil

Algumas empresas exigem bastante de seus funcionários, mas a rede de farmácias Raia Drogasil faz isso de maneira inadequada com seus jovens aprendizes, solicitando que eles desempenhem um número de atividades grande demais para sua carga horária.

Além da exaustiva jornada de trabalho diária, os ex-colaboradores da empresa relataram acúmulo de função e não serem adequadamente preparados e ensinados, para desenvolver suas funções com a perfeição exigida.

As metas impossíveis da C&A

Outra empresa bastante exigente com seus colaboradores é a rede de lojas de departamentos C&A, que estabelece metas diárias para todos seus funcionários, o que não seria um problema tão grande se não fosse o fato destas metas serem consideradas inalcançáveis.

Além da dificuldade de bater metas, que até os profissionais mais experientes têm dificuldade, tem o detalhe de não se ganhar absolutamente nada a mais por isso, a não ser a pressão diária dos gestores para que elas sejam batidas.


Mais do que pedir as contas

Saiba que se você trabalhar como jovem aprendiz em qualquer empresa que lhe exponha a situações indignas ou desrespeite os direitos que a Lei da Aprendizagem lhe garantem, você pode fazer mais do que apenas pedir as contas, você pode denunciá-la.


Como denunciar

O Ministério Público do Trabalho (MPT) recebe denúncias por meio de seu portal, veja abaixo um passo a passo de como denunciar:

  1. Acesse o site do Ministério Público do Trabalho clicando aqui;
  2. Clique em denuncie;
    Jovem aprendiz pede as contas destas empresa
    Imagem: Reprodução
  3. Selecione o estado onde se localiza a empresa a ser denunciada;
  4. Marque a caixinha: Entendi e desejo oferecer uma denuncia e clique em prosseguir;
  5. Preencha todos os dados e informações solicitadas e envie sua denúncia.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Monique Lima
Especializada em Recursos Humanos, Monique possui mais de 6 anos de experiência em criação de conteúdo online, voltado para a área de Jovem Aprendizagem e Banco de Talentos. Além de estar sempre ligada nos atuais assuntos e em todos os quesitos que permeiam a educação e mercado de emprego no Brasil.