Quando se está tentando entrar no mercado de trabalho, receber um convite para uma entrevista é um momento agridoce: a alegria de ter uma chance, misturada ao medo de não saber como agir e perder a oportunidade, por isso hoje vamos dar dicas de o que não falar na entrevista de jovem aprendiz.
Como conseguir oportunidade de jovem aprendiz
O Governo Federal fez sua parte criando vagas para os jovens aprendizes por meio da Lei da Aprendizagem, mas conseguir uma das muitas vagas oferecidas pelas milhares de empresas brasileiras é de total responsabilidade do candidato.
Para ter chances é preciso se esforçar como qualquer outro trabalhador em busca de emprego, elaborar um bom currículo, enviar para o maior número de empresas possível, se inscrever em sites de emprego que tenham esse tipo de oportunidade, procurar vagas e se candidatar a elas.
Também é preciso se ter em mente que a busca por vaga, candidaturas para ofertas de emprego e envio de currículos são apenas os passos iniciais para se conseguir o tão desejado primeiro emprego.
É preciso também se preparar para os processo seletivos, principalmente para as entrevistas pessoais, que são o momento decisivo na disputa da vaga, uma palavra errada e você pode acabar com suas chances.
O que não falar na entrevista de jovem aprendiz
Por mais difícil que possa parecer, se dar bem na entrevista é até bastante simples, basta se preparar para ela e se concentrar para não cometer erros bobos, como dizer algo errado, veja aqui o que não falar na entrevista de jovem aprendiz:
Não mentir
Tentar aumentar sua qualificação com mentiras é um grande erro, nunca faça isso, você será descoberto facilmente, recrutadores são treinados para pegar mentiras.
Não menosprezar a empresa e/ou produtos/serviços oferecidos por ela
Ir despreparado para uma entrevista, sem pesquisar a empresa e o que ela faz é o maior erro de todos. Se informe e demonstre que sabe e que admira o que a empresa faz. E jamais coloque em dúvida qualidade do que a empresa oferece.
Não menosprezar a vaga
Quando se está buscando o primeiro emprego é bastante comum acabar aceitando ofertas inferiores ao que se almeja, mas jamais deixa o recrutador saber que esse é o caso, ele precisa acreditar que você quer aquela vaga mais do que tudo.
Não tentar negociar salário maior ou benefícios adicionais
Por mais que acredite que mereça ganhar mais, nunca questione o recrutador sobre a possibilidade, não é o momento para isso. Para tentar conquistar um aumento salarial é preciso mostrar serviço primeiro.
Assim como vantagens, nunca chegue dizendo que quer emenda de feriado ou férias adiantadas porque você tem planos, você precisa adaptar sua rotina a empresa e não o contrário.
Não falar sobre sua vida pessoal
Quando o recrutador pedir para falar sobre você, foque em suas qualidades e qualificações que são interessantes para o cargo em questão.
Não fale sobre sua vida ou problemas pessoais, o recrutador não está interessado no péssimo relacionamento com seu pai ou nas dificuldades financeiras pelas quais sua família está passando.
Tentar fazer papel de coitado e/ou necessitado não aumentará suas chances, ao contrário.
Não usar gírias ou linguagem vulgar
Entenda que o recrutador pode ser simpático e tentar te deixar à vontade na entrevista, mas ele não é seu amigo.
A conversa entre vocês, assim como a linguagem usada nela, deve ser adequada para a situação, ou seja formal, jamais use gírias ou deixe escapar um palavrão se quiser mesmo a vaga.
Como se cadastrar para vagas de jovem aprendiz
Para aproveitar todas essas dicas e se dar bem em uma entrevista de emprego, você precisa primeiro conseguir um convite para uma seleção, buscando vagas e se candidatando a elas.
Há vários meios de fazer isso, mas o que te garantirá um maior volume de ofertas são os sites de emprego.
Veja abaixo como se inscrever, por exemplo, no Infojobs:
- Acesso o site do Infojobs clicando aqui;
- No alto da página clique em cadastrar CV;
- Forneça os dados solicitados para fazer login no site;
- Preencha o cadastro informando seus dados pessoais, educacionais, cursos, conhecimentos e habilidades;
- Adicione seu objetivo profissional e conclua o cadastro;
- Valide seu cadastro com a notificação que chegará em seu e-mail;
- Pronto, agora é só se candidatar a vaga de seu interesse.