Estas são as 5 PIORES empresas do Programa Jovem Aprendiz!

O programa Jovem Aprendiz aumentou muito as chances de emprego de jovens inexperientes, dando oportunidade inclusive em grandes empresas, entre elas as piores empresas para jovem aprendiz. Veja aqui cinco das piores empresas para jovem aprendiz.

Piores empresas para jovem aprendiz
Piores empresas para jovem aprendiz – Imagem: Freepik

Piores empresas para jovem aprendiz

A Lei da Aprendizagem obriga que empresas de pequeno a grande porte contratem um mínimo de 5% de jovens aprendizes dentre seus colaboradores, o que gera oportunidades em todo tipo de empresas, incluindo as piores empresas para jovem aprendiz.

Algumas empresas não criam as melhores experiências de primeiro emprego para seus jovens aprendizes, pois não dão um tratamento adequado a seus funcionários em geral, e se você quer evitar uma péssima experiência, evite as empresas abaixo:

Atento

Uma área que tem muita vaga de emprego, inclusive para jovens aprendizes, é a de telemarketing, é uma das empresas mais conhecidas do ramo, a Atento é uma das líderes de reclamações de funcionários, principalmente por criar um ambiente de trabalho hostil e estressante.

Outro fator bastante prejudicial para a experiência de jovens aprendizes na empresa, diz respeito aos líderes de equipe, que são apontados como despreparados para ensinar, o que acaba com o sentido de contratar um jovem inexperiente, que deveria estar aprendendo.

Imagem: Freepik

C&A

A rede de lojas de departamentos C&A também é citada por seus ex-colaboradores como uma péssima experiência profissional, e não diz respeito às dificuldades de trabalhar com o público, mas a baixíssima remuneração e pressão constante para alcançar metas inalcançáveis.

As queixas sobre as metas são dos funcionários em geral, o que inclui profissionais experientes do setor do comércio. Se trabalhadores experientes acham as metas difíceis de bater, para jovens aprendizes elas se tornam impossíveis.

McDonald’s

Considerada uma grande porta do mercado de trabalho, a franquia de fast food McDonald’s realmente emprega milhares de pessoas, inclusive jovens aprendizes, porém cria uma péssima experiência de primeiro emprego para estes.

A empresa é constantemente acusada de ter um ambiente de trabalho tóxico, com casos de assédio moral e pressão por parte dos gestores, que despreparados para a função, mais traumatizam que ensinam seus colaboradores. Tudo isso por um salário baixíssimo.

Imagem: Freepik

Raia Drogasil

Também do setor do comércio, porém de medicamentos, a rede de farmácias Raia Drogasil é outra empresa que os ex-funcionários não recomendam, principalmente para se ter a primeira experiência profissional.

A empresa oferece uma péssima remuneração, mas exige que seus contratados, inclusive jovens aprendizes, trabalhem muito, acumulando funções, além de ser extremamente exigente com o funcionário, sem se importar se ele é inexperiente.

Walmart

Acusada de não oferecer as melhores condições de trabalho para seus funcionários, a rede de hipermercados Walmart contrata jovens aprendizes, mas oferecendo um dos piores salários do comércio varejista e uma primeira experiência nada boa.


O que fazer com as piores empresas?

Por mais que tente se evitar, aceitar uma oferta de emprego em uma empresa que não trata seus jovens aprendizes da maneira correta, infelizmente, não é algo difícil de acontecer, mas saiba que se a empresa não respeitar seus direitos você pode fazer algo.

Se você for exposto a assédio moral ou ter seus direitos como jovem aprendiz ignorados, pode (e deve) denunciar a empresa para o Ministério Público do Trabalho (MPT).


Como denunciar

Para denunciar basta acessar a página de denúncias do MPT, veja abaixo um passo a passo de como registrar sua denúncia:

  1. Acesse o site do Ministério Público do Trabalho clicando aqui;
  2. Clique em denuncie;
    Piores empresas para jovem aprendiz
    Imagem: Reprodução
  3. Selecione o estado onde se localiza a empresa a ser denunciada;
  4. Marque a caixinha: Entendi e desejo oferecer uma denuncia e clique em prosseguir;
  5. Preencha todos os dados e informações solicitadas e envie sua denúncia.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Monique Lima
Especializada em Recursos Humanos, Monique possui mais de 6 anos de experiência em criação de conteúdo online, voltado para a área de Jovem Aprendizagem e Banco de Talentos. Além de estar sempre ligada nos atuais assuntos e em todos os quesitos que permeiam a educação e mercado de emprego no Brasil.