Se você está iniciando a sua carreira profissional agora, pode estar se perguntando qual a diferença entre Jovem Aprendiz, estagiário e trainee. Bem, essas três categorias têm suas próprias regas. Então, veja a seguir a diferença entre Jovem Aprendiz, estagiário e trainee:
Qual a diferença entre Jovem Aprendiz, estagiário e trainee?
Atualmente, o jovem brasileiro conta com diversas opções para ingressar no trabalho. São elas: Jovem Aprendiz, estagiário e trainee.
Essas categorias são direcionadas ao público que está em busca de um ofício para desenvolver. Por isso, são muito procurados por jovens.
Mas qual a diferença Jovem Aprendiz, estagiário e trainee? Você irá entender todos os detalhes sobre cada uma dessas categorias aqui.
Confira logo abaixo como funcionam esses programas e os detalhes sobre eles:
Como funciona o programa Jovem Aprendiz?
O programa Jovem Aprendiz é possível através da Lei de Aprendizagem, o que permite que grandes empresas brasileiras reservem cerca de 15% de suas vagas para os jovens que ainda não têm experiência de trabalho.
E esta é a principal diferença do Menor Aprendiz e as demais categorias. Pois, ela é destinada ao público que não possui experiência no mercado e ainda, não possui formação acadêmica.
Isto quer dizer que, não obrigatório que o candidato a Jovem Aprendiz esteja estudando em uma instituição técnica ou e ensino superior. Entretanto, este pode ser um diferencial.
Um outro detalhe é que existem direitos Jovem Aprendiz previstos para os dois anos de contrato deste jovem. São eles:
- Vale Refeição.
- Vale Transporte.
- Assistência Médica.
- Férias Remuneradas.
- Curso profissionalizante.
- Salário de Jovem Aprendiz.
- Seguro contra acidentes pessoais;
- Contribuição FGTS;
- Contrato de até dois anos.
Como funciona o programa de estágio?
Enquanto isso, o estágio é destinado aos estudantes que estão cursando uma graduação. Por isso, as empresas que contratam estagiário, geralmente, levam em consideração a área de estudo.
O estagiário, assim como o Jovem Aprendiz, tem carga horária reduzida, uma vez que precisa estudar.
O regimento do estagiário se destaca do programa de Jovem Aprendiz. Por isso, veja abaixo quais são os direitos do estagiário:
- Férias de 30 dias a cada 12 meses trabalhados.
- Salário;
- Vale-transporte;
- Seguro contra acidentes pessoais;
- Carga horária máxima de 6 horas diárias e 30 horas semanais.
Como funciona o programa de trainee?
De todas as categorias presentes, a de trainee é a mais recente. Entretanto, tem se tornado cada vez mais populares nas empresas.
Enquanto o Menor Aprendiz é destinado aos jovens sem experiência e o programa de estágio aos que estão estudando em uma instituição do ensino superior, o programa de trainee é destinado aos jovens recém-formados.
O treinamento desse funcionário tem como foco prepará-lo para assumir grandes cargo. Em sua maioria, cargos de liderança relacionados a sua área de estudo.
Os direitos do trainee são os mesmos dir4eitos previstos para qualquer empregado que atua através da CLT. Por isso, a carga horária de trabalho também é a mesma, sendo de até 44 horas por semana.
Definitivamente, essas categorias de trabalho são ideais para os jovens que estão iniciando a carreira no mercado de trabalho. Por isso, é fundamental entender os detalhes sobre elas.
Então, vale a pena conferir mais informações sobre as formas de atuar como um aprendiz em uma empresa. Para tanto, confira o vídeo que separamos a seguir: