Como Contratar Jovem Aprendiz para a Minha Empresa?

Muitos empresários têm a dúvida de como contratar Jovem Aprendiz para a minha empresa?! No entanto, o processo é bem simples. Por isso, hje, você vai saber o que é necessário e responder a dúvida de como contratar Jovem Aprendiz para a minha empresa?!

Como Contratar Jovem Aprendiz para a Minha Empresa?
Como Contratar Jovem Aprendiz para a Minha Empresa? (Imagem: Pexels)

Como contratar Jovem Aprendiz para a minha empresa?

Além de saber como contratar Jovem Aprendiz para a minha empresa, é necessário entender quando a empresa poderá iniciar com a atividade.

Como Contratar Jovem Aprendiz para a Minha Empresa?
Imagem: Pexels

Portanto, na Lei da Aprendizagem que você encontrará instruções precisas de quando deve agir em parceria com o programa, pois, as exigências são:

  • Empresas de grande e médio porte poderão contratar Aprendizes;
  • 5% a 15% do quadro de funcionários deverão ser Aprendizes.

Para realizar os contratos, antes você deverá cadastrar a sua empresa junto a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. Agora, microempresas (MEI’s), empresas de Pequeno Porte (EPP’s) devem aderir ao programa.

✓ Saiba mais:

Quanto tempo dura contrato de Jovem Aprendiz?

Como uma empresa de médio ou grande porte, é necessário entender qual o prazo máximo de contrato para o Aprendiz que é autorizado por Lei.

O contrato de trabalho deve ter duração máxima de 24 meses, ou seja, dois anos, então, cuidado ao elaborar o contrato do Aprendiz.

Art. 428. Contrato de aprendizagem é o contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo determinado, em que o empregador se compromete a assegurar ao maior de quatorze e menor de dezoito anos, inscrito em programa de aprendizagem, formação técnico-profissional metódica, compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico, e o aprendiz, a executar, com zelo e diligência, as tarefas necessárias a essa formação.” (NR) (Vide art. 18 da Lei nº 11.180, de 2005)


Quais são as vantagens de se contratar um Jovem Aprendiz para uma empresa?

Como empresário você tem como obrigação atender aos requisitos da L10097/2000, entenda as vantagens de contratar Jovem Aprendiz para a empresa.

Imagem: Pexels

As vantagens são:

  • Exercer melhorias na empresa;
  • Oferecer oportunidade de emprego para jovens;
  • Ter mão de obra qualificada;
  • Receber um maior suporte nas atividades simples da sua empresa;
  • Ensinar aos jovens como realizar as tarefas com eficiência e eficácia, assim, contribuindo para o crescimento da empresa.

Capacitar uma mão de obra para exercer as atividades mais simples da empresa é um alívio, além do mais, como empresa você gastará menos com o valor a ser pago. Além disso, os benefícios dos jovens são básicos.

Quais são os direitos do Jovem Aprendiz?

Como empregador, você vai pagar um salário mínimo conforme a jornada de trabalho do jovem, além disso, o mesmo deve trabalhar em horário reduzido.

Os benefícios que irá conceder aos Aprendizes são:

  • Contrato de trabalho de até 2 anos;
  • Como estudante o tempo máximo de trabalho deve ser até seis horas e o tempo mínimo de quatro horas;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social assinada;
  • Vale transporte;
  • 13º salário;
  • Férias remuneradas, no mesmo momento das férias escolares;
  • Auxílio alimentação.

Estimule o jovem a dar o seu melhor em suas atividades na empresa, assim, ele poderá desenvolver as suas habilidades e isso pode ser vantajoso para você. Ao capacitar um jovem, você poderá efetivá-lo quando o contrato de Aprendiz terminar.

✓ Veja mais informações antes de contratar:


Quantos funcionários a empresa tem que ter para contratar Menor Aprendiz?

Como empresário, você precisa saber como realizar o cálculo de conta do Aprendiz. Desse modo, é possível fazer uma simulação da quantidade de aprendiz necessária para contratar, assim, obedecendo a Lei.

Como Contratar Jovem Aprendiz para a Minha Empresa?
Imagem: Pexels

Seguindo o Decreto nº 5.598/05 e da CLT, a sua empresa não terá problemas ao contratar Aprendizes. O que significa que não haverá jovens demais ou de menos, mas, na quantidade correta.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Monique Lima
Especializada em Recursos Humanos, Monique possui mais de 6 anos de experiência em criação de conteúdo online, voltado para a área de Jovem Aprendizagem e Banco de Talentos. Além de estar sempre ligada nos atuais assuntos e em todos os quesitos que permeiam a educação e mercado de emprego no Brasil.