O Jovem Aprendiz efetivado existe e você pode conquistar essa posição na empresa, no entanto, é importante saber que não mais será parte do Programa de Aprendizagem. Continue lendo o artigo para saber detalhes do Jovem Aprendiz efetivado.
O que é Jovem Aprendiz efetivado?
Muitas pessoas ingressam no Programa de Aprendizagem porque sonha em ter uma experiência no mercado de trabalho, mas, o tempo de contrato é limitado. Afinal, o que seria o Jovem Aprendiz efetivado?!
Algumas pessoas dedicam-se às suas obrigações e muitas vezes tem o perfil ideal para a empresa, assim, ao término do contrato o jovem pode ser efetivado.
A efetivação nesse caso, nada mais é do que deixar de ser Aprendiz e tornar-se um colaborador efetivado. Nesse caso, o jovem não mais passará a atender as exigências do Programa, mas, passará a atender as exigências da empresa conforme a CLT.
✓ Veja também:
Obviamente que ao ser efetivado você terá novos deveres e direitos, pois, saiu do regime especial de Aprendiz.
Quem pode ser efetivado?
Qualquer pessoa pode ser efetivada, isso inclui pessoas com deficiência. Mas, a efetivação é um caso especial que poderá acontecer, depende da empresa e do que ela está procurando em um colaborador.
A efetivação é um sonho de muitas pessoas que estão trabalhando como Aprendiz, mas, já concluiu ou está concluindo os estudos.
Não seria maravilhoso trabalhar como Aprendiz na empresa “X” e ao final do contrato conseguir emprego permanente na unidade?! Essa é a maravilha da efetivação.
Direitos e contrato do Aprendiz efetivado
Como Aprendiz efetivado os seus direitos, assim como o contrato de trabalho serão diferentes.
✓ Clique nos links abaixo para encontrar as oportunidades e inscreva-se:
A diferença é a seguintes:
- Aprendiz: Contrato de trabalho limitado até dois anos, carga horária reduzida até seis horas por dia, direitos básicos a receber e salário mínimo tempo de trabalho;
- Efetivado: Trabalho com carteira assinada (CLT), carga horária conforme as Lei (Não possui tempo reduzido), todos os direitos a receber e salário instituído no momento da admissão.
Ao sair de um programa para uma efetivação de colaborador permanente, você não mais estará em condição “Especial” que é bastante reduzida. No entanto, terá direitos mais elevados, assim como obrigações.
Por não se considerar tempo à disposição do empregador, não será computado como período extraordinário o que exceder a jornada normal, ainda que ultrapasse o limite de cinco minutos previsto no § 1o do art. 58 desta Consolidação, quando o empregado, por escolha própria, buscar proteção pessoal, em caso de insegurança nas vias públicas ou más condições climáticas, bem como adentrar ou permanecer nas dependências da empresa para exercer atividades particulares.
Fonte: planalto.gov.br
Salário do Jovem Aprendiz efetivado
Conheça agora como funciona a dinâmica do salário do Jovem Aprendiz efetivado, pois, agora você seguirá regras diferenciadas referente ao contrato de Aprendiz.
- Jovem Aprendiz: o salário para o jovem está correlacionado com a sua jornada de trabalho, em outras palavras, será o valor correspondente às horas de trabalho;
- Jovem efetivado: nesse caso, conforme o cargo que você vai ocupar o valor do salário irá mudar. O menor valor a receber, caso vá para um cargo simples, será o salário mínimo vigente, ou seja, um valor de R$1.212,00.
Sabendo das diferenças de salário, direitos e forma de trabalho, basta dar o seu melhor como Aprendiz. Caso ela esteja procurando por algum novo colaborador efetivado, você com certeza será uma opção, boa sorte!