5 Direitos do Jovem Aprendiz que Você Não Sabia!

Embora já tenha um bom tempo de existência o Programa Jovem Aprendiz ainda não é totalmente compreendido por muitos jovens, que não entendem o que este tipo de contratação pode lhes oferecer, por isso, trouxemos aqui alguns direitos de aprendiz pouco conhecidos.

Jovem trabalhando no setor administrativo
Imagem: Freepik

O Programa

Criado em 2000, pelo Governo Federal, por meio da Lei Aprendizagem, o programa Jovem Aprendiz estabeleceu a obrigatoriedade para empresas instaladas no Brasil, da contratação mínima de 5% de jovens aprendizes entre seus colaboradores.

Como o programa foi desenvolvido com intuito de ajudar jovens não só a entrar, mas também a permanecer no mercado de trabalho, além de oportunizar o primeiro emprego, as empresas também têm a obrigação de qualificar seus jovens aprendizes com cursos profissionalizantes.

Assédio Sexual contra Aprendiz: Como Identificar, Lei e Denúncia.


Requisitos para ser jovem aprendiz

Para participar do programa, os jovens precisam se encaixar no perfil criado pela Lei da Aprendizagem, que determina que para ser jovem aprendiz é preciso atender aos seguintes requisitos mínimos:

  • Ter entre 14 e 24 anos de idade;
  • Estar cursando a partir do 9º ano do Ensino Fundamental, ou Ensino Médio, ou EJA, ou ter concluído a educação básica;
  • Não ter experiência anterior registrada em Carteira de Trabalho;
  • Ter disponibilidade de 4 a 8 horas por dia para trabalhar.
jovem aprendiz trabalhando com ajuda de tutora no computador
Imagem: Freepik

Direitos do jovem aprendiz

A Lei do Aprendiz também determina os direitos do Jovem Aprendiz, sendo os principais e de conhecimento da maioria das pessoas:

  • Salário proporcional a carga horária;
  • Férias remuneradas;
  • Vale Transporte;
  • Auxílio Alimentação;
  • FGTS;
  • 13º salário;
  • Contrato registrado em Carteira de Trabalho para trabalhar por até dois anos.
jovem discute no RH
Imagem: Freepik

Direitos de aprendiz pouco conhecidos

Além dos mencionados acima, existem muitos outros direitos de aprendiz pouco conhecidos, que não são muito mencionados em publicações sobre o programa, e por isso acabam sendo ignorados por muitos sob este tipo de contratação.

Veja abaixo cinco direitos do jovem aprendiz que você não sabia que existiam:

  1. Todo jovem aprendiz tem direito a tirar suas férias remuneradas preferencialmente no mesmo período que as férias escolares;
  2. O jovem aprendiz que estuda tem direito a carga horária diária reduzida, de no máximo seis horas, contando tempo do curso profissionalizante e a prática na empresa, com intervalo de 15 minutos para um lanche.
  3. Quando demitido antecipadamente, sem justa causa, ou por fim de contrato, o jovem aprendiz tem direito a rescisão com pagamento de saldo do salário, 13º salário integral ou proporcional, férias integrais ou parciais somadas a 1/3 do valor e saque do FGTS;
  4. Se o jovem aprendiz for demitido por fechamento da empresa contratante, além de saldo do salário, 13º salário integral ou proporcional, férias integrais ou parciais somadas a 1/3 do valor, e saque do FGTS, também tem direito a receber um adicional de 40% de multa em seu FGTS e uma indenização como acontece em outros contratos CLT;
  5. Jovem aprendiz tem direito a estabilidade por acidente de trabalho ou gravidez, caso ocorram durante o período de contratação.

5 coisas que todo Jovem Aprendiz pode PROCESSAR se a empresa fizer!


Onde e como denunciar

O jovem aprendiz que tiver qualquer um de seus direitos negados, pode e deve denunciar a empresa que fez isso sem medo de represálias para o Ministério Público do Trabalho (MPT).

O órgão multará a empresa pelas irregularidades, cobrará que as mesmas sejam corrigidas e garantirá que o acusante mantenha seu emprego, se assim for de sua vontade.

Para realizar denúncias não é preciso nem sair de casa, basta acessar o portal oficial do MPT, veja abaixo um passo a passo de como denunciar:

  1. Acesse o site do Ministério Público do Trabalho clicando aqui;
    Página de denúncia do Ministério Público do Trabalho
    Imagem: Reprodução
  2. Clique em denuncie;
  3. Selecione o estado onde se localiza a empresa a ser denunciada;
  4. Marque a caixinha: Entendi e desejo oferecer uma denuncia e clique em prosseguir;
  5. Preencha todos os dados e informações solicitadas e envie sua denúncia.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Monique Lima
Especializada em Recursos Humanos, Monique possui mais de 6 anos de experiência em criação de conteúdo online, voltado para a área de Jovem Aprendizagem e Banco de Talentos. Além de estar sempre ligada nos atuais assuntos e em todos os quesitos que permeiam a educação e mercado de emprego no Brasil.