Participantes do programa Jovem Aprendiz não podem ter experiência profissional, mas podem ser capacitados com os melhores cursos para jovem aprendiz, aumentando assim suas chances. Veja aqui os 10 melhores cursos para jovem aprendiz e amplie suas oportunidades.
Jovem Aprendiz
Criado pelo Governo Federal, por meio da Lei da Aprendizagem, que obriga pequenas e grandes empresas a contratarem no mínimo 5% de jovens aprendizes entre seus colaboradores, o programa Jovem Aprendiz tem o objetivo de oportunizar o primeiro emprego para jovens de 14 e 24 anos.
Graças ao programa, milhares de jovens conseguem se colocar no mercado de trabalho, mas isso não significa que não haja concorrência na busca por vagas.
Currículo atrativo
Como a principal condição para participar do programa , além da faixa etária, é que o jovem não tenha nenhuma experiência profissional registrada na carteira de trabalho, estes jovens precisam buscar meios para incluir em seus currículos outros atrativos.
Considerando a grande competitividade existente no mercado de trabalho, ter uma “carta na manga”, como um curso que o torne mais capacitado para trabalhar em uma determinada área, pode aumentar muito as chances de se conseguir o primeiro emprego.
Melhores cursos para jovem aprendiz
Atualmente se encontram diariamente vagas para jovem aprendiz, mas alguns setores oferecem um número maior de oportunidades, além disso, dá para entender melhor o perfil procurado pelas empresas analisando as atividades para quais eles contratam estes jovens.
Para ter uma ideia de que capacitações são mais interessantes, para ampliar a probabilidade de contratação, também analisamos os cursos mais procurados por jovens em instituições de educação profissionalizante, e listamos aqui os 10 melhores cursos para jovem aprendiz:
- Cursos de administração;
- Cursos voltados a área comercial;
- Cursos voltados ao trabalho com alimentação;
- Cursos de Logística;
- Cursos de Informática;
- Cursos de Automação Industrial;
- Cursos de Eletroeletrônica;
- Cursos de Segurança do Trabalho;
- Cursos de Recursos Humanos;
- Cursos de Idiomas (principalmente inglês).
Diversas escolas de educação profissional disponibilizam cursos especificamente criados para jovens que estão em busca de qualificação para conseguir o primeiro emprego, você pode encontrar estes cursos facilmente nos portais de instituições reconhecidas como o Senac e o SENAI.
Currículo do Jovem Aprendiz
Lembrando que de nada adianta se qualificar para melhorar suas chances se não informar previamente a empresa disso, por isso, além de se qualificar o jovem aprendiz precisa elaborar um bom currículo, que contenha as informações importantes apresentadas de forma objetiva e clara.
Como fazer um bom currículo de jovem aprendiz
Fazer um bom currículo não é uma tarefa difícil, basta organizar as informações de maneira clara e objetiva.
Utilize o Word para criar seu currículo e após concluído salve em PDF, para enviar por e-mail e imprimir para entregar pessoalmente.
Veja abaixo uma sugestão de como montar seu currículo em 10 passos simples:
- Comece adicionando seu nome em destaque;
- Adicione seu endereço completo (rua, número, complemento, bairro, cidade, estado e CEP) em no máximo duas linhas;
- Agora coloque seus telefones de contato e e-mail;
- Insira sua idade, nacionalidade e estado civil;
- Escreva seu texto de apresentação;
- Descreva suas habilidades e competências;
- Agora insira sua formação (grau de ensino, nome e local da instituição, quando vai concluir ou concluiu);
- Insira suas qualificações, descrevendo cursos, seminários e/ou palestras;
- Adicione idiomas (se tiver);
- Se já tiver realizado algum trabalho voluntário ou estágio insira como experiências profissionais (Nome e local da empresa/entidade, período da experiência, função, descrição das atividades).