Coloque isso no seu currículo de Jovem Aprendiz e seja contratado!

Muitos jovens em busca do primeiro emprego pensam que não precisam fazer currículo por não ter experiência em carteira, mas isso é um grande erro, o currículo é fundamental, por isso vamos mostrar aqui o que colocar no currículo de aprendiz para ser contratado.

O que colocar no currículo de aprendiz para ser contratado
O que colocar no currículo de aprendiz para ser contratado – Imagem: Freepik

Currículo jovem aprendiz

Originalmente chamado de curriculum vitae, o currículo é um documento onde candidatos a emprego se apresentam, mencionando objetivamente sua trajetória, citando sua formação educacional, qualificações, habilidades, competências e experiências profissionais.

A experiência profissional é apenas um dos temas abordados neste tipo de documento, não sendo imprescindível para sua existência, por isso ele não é algo dispensável para quem busca pelo primeiro emprego e está tentando uma vaga de jovem aprendiz.

O currículo é a ferramenta mais importante para ter oportunidade no mercado de trabalho, pois é por meio dele que a empresa vai saber se o candidato tem um perfil que se encaixe com o que ela procura, ou seja, ele é o cartão de visita de quem busca por emprego.


O que colocar no currículo de aprendiz para ser contratado

A falta de experiência do jovem aprendiz faz a função de elaborar um bom currículo ser algo vital, sendo necessário que seja feito um bom trabalho, para que ele obtenha sucesso em sua busca por meio desta ferramenta.

É muito importante que não se cometa erros, para que seu currículo não seja eliminado de uma seleção sem sequer ser lido, por não ter a apresentação e informações esperadas pelos profissionais do setor de Recursos Humanos.

Resumidamente para ter chances de ser contratado o jovem aprendiz precisa precisa ter em seu currículo:

  • Informações atualizadas;
  • Informações verídicas;
  • Informações úteis;
  • Apresentação adequada.
Imagem: Freepik

Meio de contato é fundamental

Não adiantará nada o jovem aprendiz elaborar um belo currículo, com apresentação impecável, se ele não conter as informações atualizadas, principalmente as informações de contato, que será o meio da empresa convidá-lo para uma possível seleção.

Então muito atenção para inserir corretamente um número de telefone onde você seja encontrado com facilidade, e um e-mail que você verifique frequentemente, para não correr riscos e perder uma boa oportunidade de emprego.


Sempre a verdade

Também não adianta encher o currículo de mentiras, dizendo que tem mais estudo do que tem, que tem cursos que acha que o empregador vai achar interessante, mas que você nunca fez uma aula, ou exagerar na hora de descrever suas habilidades.

Todas as informações serão verificadas, seja por meio de solicitação de documentos, seja por meio de testes.

Os recrutadores são preparados para pegar as possíveis mentiras, e pode acreditar que eles vão pegar, então na hora de redigir seu currículo use sempre a verdade.


O que o recrutador precisa saber

O currículo sempre precisa ser claro e objetivo, currículos longos são descartados sem ser lidos por 100% dos recrutadores, por isso na hora de redigi-lo é preciso pensar no que o recrutador realmente precisa saber sobre você.

Use com sabedoria o espaço de uma página de seu currículo, se você tem conhecimento na área industrial, mas está procurando por vagas no setor administrativo, por exemplo, esse conhecimento não será de interesse do recrutador, por isso é irrelevante para seu currículo.

Imagem: Freepik

Apresentação é tudo

A apresentação é fundamental, pois é a primeira impressão que o recrutador vai ter de seu currículo, além de claro e objetivo, ele precisa ter cara de documento, ou seja, precisa ser redigido utilizando apenas uma fonte profissional, de tamanho padrão.

Além disso, a linguagem utilizada na hora de descrever sua trajetória deve ser formal e não pode contar com erros de português, por isso use e abuse da ferramenta de correção de ortografia e gramática, que os programas voltados a produção deste tipo de documento disponibilizam.


Como fazer um bom currículo de jovem aprendiz

Agora que você sabe o que colocar no currículo de aprendiz para ser contratado, veja abaixo uma sugestão de como montar seu currículo passo a passo:

  1. Comece adicionando seu nome em destaque;
    O que colocar no currículo de aprendiz para ser contratado
    Imagem: Reprodução
  2. Adicione seu endereço completo (rua, número, complemento, bairro, cidade, estado e CEP) em no máximo duas linhas;
  3. Agora coloque seus telefones de contato e e-mail;
  4. Insira sua idade, nacionalidade e estado civil;
  5. Escreva seu texto de apresentação;
  6. Descreva suas habilidades e competências;
  7. Agora insira sua formação (grau de ensino, nome e local da instituição, quando vai concluir ou concluiu);
  8. Insira suas qualificações, descrevendo cursos, seminários e/ou palestras;
    Adicione idiomas (se tiver);
  9. Se já tiver realizado algum trabalho voluntário ou estágio insira como experiências profissionais (Nome e local da empresa/entidade, período da experiência, função, descrição das atividades);
  10. Pronto, agora é só salvar em PDF e enviar para as empresas.

Você também pode usar um modelo pronto e só editar com suas informações em alguns sites, como o Criar CV.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Monique Lima
Especializada em Recursos Humanos, Monique possui mais de 6 anos de experiência em criação de conteúdo online, voltado para a área de Jovem Aprendizagem e Banco de Talentos. Além de estar sempre ligada nos atuais assuntos e em todos os quesitos que permeiam a educação e mercado de emprego no Brasil.