As PIORES experiências de primeiro emprego: fuja destas ofertas!

Quando se está entrando no mercado de trabalho é comum aceitar a primeira oferta de emprego que surge, porém isso pode incluí-lo entre as pessoas que tiveram as piores experiências de primeiro emprego. Veja aqui empresas que promoveram as piores experiências de primeiro emprego.

Piores experiências de primeiro emprego
Piores experiências de primeiro emprego – Imagem: Freepik

Piores experiências de primeiro emprego

Hoje em dia, graças ao Programa Jovem Aprendiz há muito mais oportunidades de primeiro emprego para jovens que estão iniciando suas carreiras, mas ainda assim, é possível ter as piores experiências de primeiro emprego se não escolher bem.

Pensando nisso, separamos aqui algumas empresas que já foram bastante citadas por funcionários e ex-funcionários como as piores para se trabalhar, principalmente para se ter a primeira experiência profissional de sua vida, veja abaixo quais são elas e fuja de ofertas de emprego:

McDonald’s

Uma das mais conhecidas franquias de fast food do mundo, com milhares de lojas espalhadas pelo território brasileiro, o McDonald’s é famoso por ser apontado como uma das piores empresas para se trabalhar.

Além de reclamações de gestão despreparada e até casos de assédio moral, a empresa é uma das piores do ramo quando se fala em remuneração, oferecendo salário baixo e exigindo muito de seus colaboradores.

Imagem: Pexels

Walmart

Falando em piores salários oferecidos por grandes empresas, a Walmart também tem se destacado, já tendo sido apontada como a varejista que paga o pior salário-hora do país a seus funcionários.

A empresa também já foi acusada de não prover as melhores condições de trabalho.

Atento

Conhecida no Brasil por ser a responsável do telemarketing e atendimento ao cliente de diversas empresas, a Atento é uma das empresas com maior reclamações quando se fala de piores experiências de trabalho.

Os relatos de ex-funcionários vão de falsas promessas de promoção, a ambiente hostil, com ameaças e assédio moral, além de gestores despreparados, ferramentas de trabalho problemáticas e desrespeito ao direito do trabalhador.

Raia Drogasil

A rede de farmácias Raia Drogasil também está na lista de empresas que os ex-funcionários apontam como piores experiências de primeiro emprego.

Dentre as maiores reclamações estão a carga horária exaustiva, devido a má organização de escala de trabalho, a violação de direitos trabalhistas, como o pagamento de horas extras, o acúmulo de funções e o baixo salário diante a quantidade de trabalho e exigências.

Imagem: Freepik

C&A

Outra grande franquia varejista que não é bem lembrada por seus ex-funcionários é a rede de lojas de departamentos C&A.

Além de oferecer uma remuneração baixa, a empresa pressiona os colaboradores a baterem metas consideradas muito difíceis de alcançar, e conta com acusações de assédio moral e de impedir que funcionários registrem horas extras, para não pagar o adicional.


O que fazer com piores experiências de emprego

Mesmo quando selecionamos um pouco as vagas de emprego, ainda é possível que se “caia” em uma empresa que promove as piores experiências de primeiro emprego, e quando isso acontece, dependendo da reclamação há o que se fazer.

Se a experiência está sendo ruim por motivos que desrespeitam seu direito como trabalhador, como não pagamento de adicionais e benefícios obrigatórios ou assédio moral, você pode e deve denunciar a empresa para o Ministério Público do Trabalho (MPT).


Como denunciar

A denúncia pode ser feita facilmente pela internet, por meio da página de denúncias do MPT, veja abaixo um passo a passo de como denunciar:

  1. Acesse o site do Ministério Público do Trabalho clicando aqui;
  2. Clique em denuncie;
    piores experiências de primeiro emprego
    Imagem: Reprodução
  3. Selecione o estado onde se localiza a empresa a ser denunciada;
  4. Marque a caixinha: Entendi e desejo oferecer uma denuncia e clique em prosseguir;
  5. Preencha todos os dados e informações solicitadas e envie sua denúncia.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Monique Lima
Especializada em Recursos Humanos, Monique possui mais de 6 anos de experiência em criação de conteúdo online, voltado para a área de Jovem Aprendizagem e Banco de Talentos. Além de estar sempre ligada nos atuais assuntos e em todos os quesitos que permeiam a educação e mercado de emprego no Brasil.