Jovem Aprendiz Jurídico: Como Funciona, Vagas, Empresas e Inscrição

Se você está entrando no mercado agora, ainda não escolheu sua profissão, mas se interessa pela área jurídica, que tal se tornar um jovem aprendiz jurídico? Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre esse cargo.

Imagem: Pexels

Jovem aprendiz jurídico

Pensando em oportunizar o primeiro emprego para jovens de 14 e 24 anos, o Governo Federal criou o Programa Jovem Aprendiz em 2000, por meio da Lei da Aprendizagem, que determina a contratação e a profissionalização desta faixa etária como responsabilidade de pequenas e grandes empresas.

De acordo com a Lei, as empresas brasileiras precisam ter no mínimo de 5% e 15% de jovens aprendizes entre seus colaboradores contratados, além de promover qualificação profissional para estes jovens.

Os jovens aprendizes podem atuar em diferentes setores do mercado de trabalho, do administrativo ao industrial, inclusive no jurídico.

No geral, aprendizes da área jurídica realizam atividades como ajudar o assistente jurídico com o controle de arquivos e processos, auxiliar na documentação para audiência e até na diligência em fóruns, entre outras atividades mais administrativas.

Jovem Aprendiz Cocamar 2023
Imagem: Freepik

Requisitos do jovem aprendiz jurídico

O programa Jovem Aprendiz tem alguns requisitos mínimos nos quais o candidato ao cargo precisa se enquadrar, e quando falamos de oportunidades na área jurídica essas exigências são levemente adaptadas para atender as necessidades das empresas do setor.

Veja os principais requisitos pedidos a candidatos a jovem aprendiz jurídico:

  • Ter entre 15 e 24 anos de idade;
  • Estar cursando ou já ter concluído o Ensino Médio;
  • Não ter experiência profissional anterior em Carteira;
  • Ter disponibilidade de 4 a 8 horas por dia para trabalhar.

Benefícios do jovem aprendiz jurídico

Quando se fala em benefícios, as empresas precisam seguir o que é determinado na Lei da Aprendizagem, provendo a seus jovens aprendizes o direito a:

  • Salário proporcional às horas trabalhadas;
  • Férias remuneradas;
  • Vale Transporte;
  • Auxílio Alimentação;
  • FGTS;
  • 13º salário;
  • Cursos de qualificação profissional;
  • Contrato para trabalhar durante o período de dois anos.

Quando se fala em salário, o valor varia bastante de empresa para empresa, porém, em média, atualmente um jovem aprendiz que atua na área jurídica ganha em torno de R$ 1 mil.

Jovem Aprendiz IMPA 2023
Imagem: Pexels

Vagas para jovem aprendiz jurídico

Milhares de empresas de todo país, que vão de escritórios de advogados a empresas de grande porte com setor jurídico, oferecem vagas para jovens aprendizes jurídicos e o interessado em uma oportunidade neste setor tem diversas maneiras de encontrar uma vaga.

As vagas podem ser encontradas no Linkedin, no CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), em sites de emprego como: Trabalha Brasil, Infojobs, Catho e até mesmo por busca do Google

Também é possível se conquistar uma oportunidade de jovem aprendiz jurídico se inscrevendo no trabalhe conosco do sites das empresas, ou enviando currículo para os setores de RH.


Inscrição Jovem Aprendiz Jurídico

Se você encontrar uma vaga interessante de jovem aprendiz jurídico em sites de emprego, precisará se cadastrar para se candidatar, veja um passo a passo de como fazer isso, por exemplo no Infojobs.

  1. Acesso o site do Infojobs clicando aqui;
  2. Clique em cadastrar CV;
  3. Inicie o cadastro fornecendo seu nome com sobrenome, e-mail, uma senha, seu CEP e cargo desejado para fazer o login;
  4. Marque a caixinha aceitando as condições do site e clique em cadastrar;
  5. Complete seu cadastro, preenchendo conforme solicitado, com dados pessoais e educacionais. Você também pode inserir cursos, conhecimentos em informática e habilidades;
  6. Adicione seu objetivo profissional;
  7. Valide seu cadastro com a notificação que chegará em seu e-mail;
  8. Pronto, agora é só se candidatar a vaga de seu interesse.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Monique Lima
Especializada em Recursos Humanos, Monique possui mais de 6 anos de experiência em criação de conteúdo online, voltado para a área de Jovem Aprendizagem e Banco de Talentos. Além de estar sempre ligada nos atuais assuntos e em todos os quesitos que permeiam a educação e mercado de emprego no Brasil.