Você sabe como fazer um currículo sem experiência? O jovem aprendiz geralmente têm pouco ou nenhuma experiência no assunto e por isso tem dificuldades na hora de fazer um. Confira aqui o que você não pode deixar de fora do seu para garantir aquela vaga!
O que é o jovem aprendiz?
Entrar no mercado profissional e conseguir o primeiro emprego sempre foi uma tarefa difícil.
Por não ter os requisitos desejados para a vaga, a pessoa pode acabar caindo naquele loop infinito onde precisa de um emprego para ganhar experiência, mas o trabalho exige alguém já experiente.
Pensando nisso, o governo lançou em 2000 o programa Jovem Aprendiz, obrigando empresas no Brasil a incluir um mínimo de 5% (máximo de 15%) de aprendizes na sua força de trabalho.
➜ Veja Como encontrar vagas para Jovem Aprendiz 2023 no Linkedin.
Quem pode ser um?
O programa tem em mente um objetivo específico: impulsionar a carreira de jovens até uma certa idade que ainda não possuem experiência profissional.
Embora eles tenham uma melhor chance de conseguir o primeiro emprego, o programa tem seus próprios requisitos, que para alguns podem ser bem pesados.
Para participar do jovem aprendiz, é necessário:
- Ter idade entre 14 e 24 anos;
- De 4 a 8 horas livres por dia para exercer as atividades necessárias;
- Não ter registro de experiência profissional na Carteira;
- Cursando a partir do 9º ano do Ensino Fundamental.
Uma vez contratado, o jovem aprendiz tem os direitos básicos de um trabalhador brasileiro, incluindo:
- Férias remuneradas;
- FGTS;
- 13°;
- Salário proporcional ao trabalhado, com garantia do salário mínimo;
- Contrato registrado na carteira; e
- Vários outros.
O currículo de um jovem aprendiz sem experiência
Mas primeiramente, ele deve conseguir um emprego, o que acontece como na maioria dos empregos formais no país, deixando seu currículo nos locais onde pretende trabalhar.
✓ Jovem Aprendiz Toyota 2023: Inscrição, Vagas Abertas e Salários.
E é aí que as dúvidas do jovem aprendiz começam, afinal, um dos pontos mais importante em um currículo são as experiências profissionais e ele não tem.
Mas nem tudo está perdido. Confira nos parágrafos abaixo o que uma pessoa nessa situação deve incluir no seu.
O que uma pessoa sem experiência deve ter no currículo?
A verdade é que são raras as vagas destinadas a esse público com altos requisitos de experiência profissional. Temos que lembrar que o programa contempla jovens a partir dos 14 anos.
Mas isso não quer dizer que fica mais fácil fazer um currículo, afinal, a pessoa terá que usar outros elementos para chamar a atenção.
Exceto pelo fato de não poder contar com a experiência profissional, o currículo de um jovem aprendiz ainda se parece bastante com o de um profissional normal.
Mas ele precisa caprichar mais na montagem do “documento”, afinal, a parte visual aqui pode contar bastante. O ideal é mostrar traços da sua personalidade, mas sem exagerar.
Coisas como cursos e atividades complementares praticamente obrigatórias, neste sentido. Você também deve deixar claro os seus interesses pessoais e objetivos profissionais.
Itens Essenciais no currículo de jovem aprendiz sem experiência
Confira abaixo, os itens que DEVEM ser incluídos no currículo de uma pessoa que não tem experiência profissional!
Informações pessoais
Começando pelas informações pessoais, é obrigatório colocar seu nome, endereço, telefone e e-mail. Não precisa inventar muito, basta fazer como em qualquer outro currículo por aí.
Escolaridade
Inclua a escola, período e grau que está cursando, com as informações mais atualizadas possível.
Isso é bom para a pessoa saber a sua disponibilidade de horários. Assim fica mais fácil ser aceito em locais que não vão causar conflitos com suas outras atividades — o mesmo vale para os itens abaixo
Cursos e atividades complementares
Já os cursos indicam as áreas que você mais gosta, por isso é bom incluir apenas aqueles que têm a ver com a vaga para qual está se candidatando.
As atividades também servem para o mesmo propósito, mas dão ainda mais dicas sobre a personalidade da pessoa, visto que é algo que alguém escolhe para o seu lazer.
Objetivos
Você também deve deixar claro que conhece da área e quer evoluir junto com a empresa.
Não é porque é o seu primeiro trabalho formal que ele deve ser “apenas uma experiência”. Definir claramente seus objetivos no trabalho vai passar uma sensação de preparo maior e te diferenciar da concorrência.
Não esqueça que além do currículo também tem a entrevista de emprego e os dois devem se complementar. Confira aqui as nossas dicas para ser aprovado!
O que não fazer em um currículo de jovem aprendiz
Por fim, tem algumas coisas para você evitar a todo custo em seu currículo. Começando pelos erros de português.
A gente sabe que a vaga é pensada para pessoas que muitas vezes mal chegaram no ensino médio, mas não existem desculpas para um currículo cheio de erros. Basta pesquisar na internet e/ou pedir ajuda a alguém.
Evite dar uma de designer na hora de criar seu currículo. Na maioria das vezes, você vai se sair melhor com modelos prontos que você encontra na internet.
Ainda sobre a estrutura e formatação, não coloque informações desnecessárias e seja o mais objetivo possível. A seleção para uma vaga é algo brutal e se o recrutador perceber que você está enrolando muito, ele não vai nem terminar de ler o seu currículo.
Ainda existem muito mais dicas para fazer um bom currículo de jovem aprendiz, mas por hoje é só. Continue ligado neste portal para ter acesso a outros textos como esse!