Procurando Vagas de Jovem Aprendiz? Siga estas Dicas!

Há muitas vagas de jovem aprendiz sendo disponibilizadas em todo o país todos os dias, basta saber como encontrá-las. Se você está procurando uma oportunidade dessas, veja aqui algumas dicas para conseguir vaga de aprendiz.

Jovem posa sentada diante um notebook enquanto trabalha
Imagem: Freepik

Jovem Aprendiz

Criado por meio da Lei da Aprendizagem, pelo Governo Federal, em 2000, o programa Jovem Aprendiz foi desenvolvido com objetivo de simplificar o acesso de jovens ainda sem experiência profissional comprovada ao mercado de trabalho.

A Lei tornou obrigatório que empresas instaladas no Brasil contratem um mínimo de 5% de jovens aprendizes dentre seus colaboradores, e promovam a qualificação destes jovens, providenciando cursos profissionalizantes para eles.


Quem pode ser Jovem Aprendiz?

Como é um programa governamental voltado ao público-alvo específico, o programa Jovem Aprendiz conta com alguns critérios rígidos, incluindo os seguintes requisitos mínimos exigidos para sua participação, que são:

  • Ter entre 14 e 24 anos de idade;
  • Estar cursando a partir do 9º ano do Ensino Fundamental, ou Ensino Médio, ou EJA, ou ter concluído a educação básica;
  • Não ter experiência profissional anterior registrada em Carteira;
  • Ter disponibilidade de 4 a 8 horas por dia para trabalhar.
Jovem analisa algo em seu notebook
Imagem: Pexels

Quais os benefícios do Jovem Aprendiz?

Assim como as regras do programa, a Lei da Aprendizagem também estabeleceu tudo que o jovem aprendiz tem direito, como ter seu contrato registrado em carteira profissional e receber alguns benefícios mínimos como:

  • Salário proporcional às horas trabalhadas;
  • Férias remuneradas;
  • Vale Transporte;
  • Auxílio Alimentação;
  • FGTS;
  • 13º salário;
  • Cursos de qualificação profissional;
  • Contrato para trabalhar durante até dois anos.
jovem posa sorrindo diante o notebook em que trabalha
Imagem: Freepik

Descubra os Melhores Lugares para Encontrar Vagas de Jovem Aprendiz!


Dicas para conseguir vaga de aprendiz

Há algumas décadas, para se conseguir um emprego era preciso passar horas das ruas, espalhando currículos impressos, mas atualmente a tecnologia não só facilitou este processo, como ampliou as opções de como buscar por vagas.

Se você não sabe bem como encontrar as oportunidades de primeiro emprego, veja aqui essas dicas para conseguir vaga de aprendiz:

  1. Atualmente a maioria das empresas contam ou com portais próprios criados especificamente para divulgar suas vagas ou com páginas Trabalhe conosco em seus portais, use-as para encontrar vagas, se candidatar e se cadastrar para vagas que possam abrir futuramente;
  2. Outra boa forma de ficar informado sobre as vagas é seguindo as redes sociais das empresas que tem interesse, pois a maioria costuma divulgar suas oportunidades também nesses meios;
  3. E falando em redes sociais, outro excelente meio de conseguir vaga de aprendiz é fazendo buscas da rede social voltada a negócios Linkedin, onde você pode encontrar um grande número de oportunidades em diferentes empresas;
  4. Uma forma de encontrar um volume de vagas ainda maior do que o do Linkedin e se cadastrando e buscando as oportunidades em sites de emprego como: Catho, Indeed, Infojobs, Trabalha Brasil e Vagas, entre outros;
  5. E por fim, não vamos aposentar o bom e velho currículo, ele ainda pode ser uma grande ferramenta para quem está procurando por vagas de jovem aprendiz, mas em vez de sair entregando nas empresas, você pode enviá-lo por e-mail diretamente para o setor de Recursos Humanos delas.

5 Direitos do Jovem Aprendiz que Você Não Sabia!


Inscrições para Jovem Aprendiz

Agora que você já viu todas essas dicas para conseguir vaga de aprendiz, veja aqui um passo a passo simples de como se cadastrar, por exemplo, no site de empregos Infojobs:

  1. Acesse o site do Infojobs clicando aqui;
    Portal Infojobs
    Imagem: Reprodução
  2. Clique em cadastrar CV;
  3. Forneça seu nome completo, e-mail, uma senha, seu CEP e cargo desejado para fazer o login;
  4. Aceite as condições do site e clique em cadastrar;
  5. Complete seu cadastro, preenchendo seus dados pessoais e educacionais, além de cursos, conhecimentos em informática e habilidades;
  6. Adicione seu objetivo profissional;
  7. Valide seu cadastro com a notificação que chegará em seu e-mail;
  8. Pronto, agora é só encontrar a vaga de seu interesse e se candidatar.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Monique Lima
Especializada em Recursos Humanos, Monique possui mais de 6 anos de experiência em criação de conteúdo online, voltado para a área de Jovem Aprendizagem e Banco de Talentos. Além de estar sempre ligada nos atuais assuntos e em todos os quesitos que permeiam a educação e mercado de emprego no Brasil.